O IndieLights é um projeto inovador dedicado à promoção da diversidade de géneros musicais que caracteriza a música independente portuguesa disponibilizada nas plataformas digitais.
Resultado de uma parceria entre a AMAEI (Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes) e a GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, o IndieLights tem como objetivo revolucionar a forma como essa música é descoberta e apreciada em todo o mundo.
A GDA e a AMAEI entendem que a promoção digital dos diversos géneros musicais que caracterizam a música independente portuguesa é um elemento essencial para o seu desenvolvimento e sustentabilidade e, ao mesmo tempo, um instrumento relevante para melhorar os rendimentos dos artistas provenientes das plataformas de streaming.
Para colmatar a lacuna resultante da inexistência em Portugal de instrumentos com esse propósito, a GDA e a AMAEI conceberam este projeto que, baseado numa plataforma digital (website) e alicerçado numa curadoria diversificada de playlists específicas e num podcast, se dedique exclusivamente a garantir a diversidade da divulgação, promoção e apoio à música independente portuguesa.
A nossa missão…
O IndieLights tem como missão fundamental a ampliação da visibilidade e do alcance dos artistas independentes nas plataformas digitais, criando novas oportunidades para chegarem a novos públicos dentro e fora dos seus países de origem.
É sabido que as playlists são peças fundamentais em qualquer estratégia que vise maximizar o alcance, envolvimento e sucesso dos artistas nas plataformas de streaming, já que a presença de uma música em playlists aumenta significativamente a sua exposição. Aliás, esta é atualmente uma das principais ferramentas para levar os ouvintes à descoberta de novas músicas.
Por outro lado, o facto de as plataformas de streaming usarem algoritmos para sugerir músicas aos utilizadores com base nas suas preferências e hábitos de escuta faz com que as músicas listadas em playlists tenham mais possibilidades de serem recomendadas pelo algoritmo, aumentando, desse modo, o número de reproduções.
… e como a concretizamos
A estratégia de curadoria do projeto IndieLights envolve a criação de playlists diversificadas em termos de género musical, tema e humor, combinando artistas com o intuito de atrair e envolver diversos públicos. Promovemos, assim, uma experiência de audição rica e variada que destaca o melhor da música independente, procurando criar um envolvimento contínuo com os ouvintes. Se um ouvinte gostar de uma determinada playlist, é bastante provável que comece a segui-la, a volte a ouvir com regularidade ou a recomende a amigos, aumentando a retenção de audiência.
Numa fase inicial, apenas música nacional será incluída. No entanto, contrariamente aos projetos tradicionais de playlists, o IndieLights irá brevemente avançar para o desenvolvimento de playlists orientadas para a exportação, enfatizando, assim, a colaboração transfronteiriça.
Esta abordagem inovadora ajuda a criar novos públicos e a aumentar as receitas de streaming para os artistas dos mercados mais pequenos, que enfrentam desafios devido à dimensão limitada da população ou à menor penetração dos serviços de streaming. Adicionalmente, contraria o algoritmo destas plataformas, que acaba por minimizar a música portuguesa ao agrupá-la toda na mesma categoria, ignorando a sua diversidade e potencial de crescimento além-fronteiras.
As playlists agregadas em perfis IndieLights disponíveis nas plataformas de streaming assentam, nomeadamente, em curadorias estratégicas, criadas por curadores – personalidades e entidades do setor, de reconhecido mérito, convidadas para o efeito.
O IndieLights é um projeto em constante desenvolvimento e, numa segunda fase, disponibilizará ainda o podcast Indie Spotlights para complementar a sua missão de divulgar e promover a música independente portuguesa.
Quem participa nas listas?
Este é um projeto cujo objetivo é apresentar gradualmente playlists que, idealmente, incluam toda a música independente. Por isso, está em progresso constante tanto ao nível das playlists divulgadas como quanto aos curadores convidados.
O projeto IndieLights é uma parceria entre a AMAEI e a GDA
Escapou-nos alguma coisa?
Se és artista, editor, colega de indústria ou melómano e tens alguma dúvida, sugestão de música ou de género musical, contacta-nos através do formulário!
O IndieLights é um projeto aberto e em constante desenvolvimento, por isso estamos sempre disponíveis para conversar sobre o que nos move: a música portuguesa independente.
Para mais informações preenche o formulário.